Igrejas Cheias ou Inchadas?
- Miriel Gomes
- 1 de jul. de 2017
- 2 min de leitura
A religião fundadora do Brasil foi a Católica com o catequismo forçado nos índios e negros escravos. Com o passar dos anos foram surgindo outras religiões e atualmente temos o cristianismo protestante destacando-se no ranking, ficando atrás só da igreja católica.
A cada instante aparece uma denominação nova no protestantismo, um templo maior que o outro, com muita ostentação. As igrejas evangélicas podem abrir as portas todos os dias que estarão lotadas, cheias. O que tem tanto atraído esses fiéis? Será que as igrejas estão verdadeiramente cheias ou inchadas?
Inchaço é sintoma de doença, quando um sistema, geralmente imunológico, não está funcionando muito bem. Corpo doente, fora de sua atividade natural, programada. O tema que tem marcado, ou talvez possamos dizer manchado, as igrejas é o sermão da prosperidade com frases que já se tornaram famosas como: "Você vai ganhar uma casa!", "vejo um carro novo na sua garagem!", "Se você der tudo para o Senhor, Ele te dará em dobro!", "Comprem a toalha da benção!", "Trago seu marido de volta!" - entre outras. Parecem até propagandas de "mãe de santo".
Igrejas viraram comércio com pastores mercenários (João 10: 12). Dizem que os fiéis são inocentes. Ou será que são interesseiros? Cultos que parecem leilões e espetáculos para milagres. Aonde fica o estudo da palavra de Deus? pois no Livro de João capítulo 5, verso 39 diz: Examinai as escrituras pois elas testificam de mim. Aonde fica "De graça recebestes, de graça dai" (Mateus 10:8)?
No livro de Atos dos Apóstolos temos o exemplo, um guia de verdadeira igreja, de verdeira comunidade cristã onde os irmãos e novos convertidos se preocupavam com o próximo e aonde os pastores davam suas vidas pelas almas. Tal irmandade antes de dar a suas ofertas, seus louvores, se reconciliava com o próximo.
Na época das trevas, em que os cristãos não podiam ter acesso a Bíblia, as pessoas seguiam e obedeciam cegamente apenas o que os padres ensinavam/ordenavam. Hoje temos livre acesso aos estudos da Bíblia e a atual geração cristã se comporta como os antigos, cegos.
Se as igrejas estão doentes, é por falta de conhecimento. Se nos falta conhecimento, é por falta de estudo. Se nos falta estudo, é por excesso de interesse em ter a benção e não de conhecer o abençoador. Jesus nos disse "Meu povo perece por falta de conhecimento" e "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."