Como a Luz veio antes do sol?
- Miriel Gomes
- 19 de dez. de 2019
- 2 min de leitura

Em Gênesis capítulo 1 temos a história da criação dos céus e da terra. Muitos se questionam como no primeiro dia veio a luz e só no quarto o sol? É importante entendermos a ligação entre os livros de Gênesis e de João para entendermos esta questão.
Vejamos o início do primeiro capítulo de cada livro:
Em Gênesis 1:1-5 diz:
"No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água. Então Deus disse: — Que haja luz! E a luz começou a existir. Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão. Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia."
Em João 1:1-5 diz:
"No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la."
Note que se você continuar lendo o capítulo 1 de Gênesis, todos os dias foram criados com uma ordem, 'haja' e 'façamos'. Ou seja, o verbo, a Palavra de Deus. Note também que João diz que a Palavra produz vida e a vida produz luz. Logo, a luz tinha de ser o primeiro sinal de vida por conta da presença da Palavra. Por isso, a primeira ordem foi que houvesse luz e todas as outras vidas surgiram na sequência. A luz é sintoma de vida, a vida vem da Palavra e a Palavra vem de Deus.